5 DICAS “MONSTRO” PARA TURBINAR SEU APRENDIZADO!

1- Você é Capaz de Aprender Qualquer Coisa Sozinho!

n

 

Uma coisa maravilhosa que aprendi no tempo que passei na faculdade foi sobre a emancipação intelectual.  Assunto que já fora discutido no século passado pelo filósofo francês Joseph Jacotot e entre outros pensadores contemporâneo.

Eles já criticavam, naquela época…, o sistema de ensino; que não formavam cidadãos independentes e autônomos intelectualmente. Uma prisão de liberdade de pensamento.

E deste mesmo jeito eu me sentia, sentado na cadeira como mero espectador na produção do conhecimento. As aulas, a cada dia que passava, se tornavam cada vez mais maçante e o meu interesse apenas diminuindo. Ainda mais, quando eu sentia que a matéria que a professora passava dava para eu aprender sozinho em casa. Eu nem precisaria gastar tempo no trânsito até chegar na faculdade e nem dinheiro com combustível, lanche, etc…

Foi aí que lendo mais sobre o assunto descobri que todo ser humano tem a capacidade de aprender sozinho, a aprendizagem fica muito mais interessante quando você se torna um elemento ativo na construção do conhecimento.

A autoaprendizagem é estimulada pelo interesse que você tem por determinado assunto. Os cursos à distância, os cursos online e todo material existente na internet;  estão aí no mercado, servindo àqueles que já descobriram este potencial em si mesmos.

Toda mudança começa na mente, então abra a sua!

 

2- Aprender Dever ser Divertido 

A

Já vimos que um aprendizado penoso diminui, aos poucos, o interesse pelos estudos.

As nossas escolas despertam o desinteresse nas nossas crianças e jovens. Colocam eles sentados e paralisados, apenas ouvindo a voz do professor. E na maioria das vezes as escolas não tem o básico da infraestrutura necessária para o conforto dos alunos.

E ainda tem aquela velha história, que nunca muda, do professor desmotivado pela miséria do salário, ensinando aos alunos coisas que nunca usarão na vida.

Qual o resultado disso?

Jovens sem motivação para os estudos, com dificuldades criativas e de interação.

Ao contrário disso, quando a gente se diverti estudando, nosso corpo fica inundado com o hormônio dopamina e ele ativa os centros de aprendizado do nosso cérebro.

Existem várias formas de deixar o aprendizado mais divertido. Eu, particularmente, gosto de montar grupos de estudo e também de aplicar todo conhecimento adquiro na vida real, no dia a dia.

Busque a maneira mais divertida para você!

 

3- Estude de Forma Ativa!

SS

Você não pode apenas assistir vídeo aulas ou escutar áudios, essas atividades são passivas e não te envolve totalmente no aprendizado. É preciso ser mais ativo!

Escreva, fale, cante, construa frases…

Mescle as atividade passivas com as ativas, faça-as simultaneamente também. Isto ajudará e muito na consolidação do conteúdo na sua mente.

 

4- Descubra qual Forma Você Aprende com mais Facilidade.

AAAA

Existem três tipos de aprendizado:

  • Tipo auditivo; quando as pessoas se lembram mais das coisas que ouvem.
  • Tipo cinestésico; quando lembram das coisas que sentem e experimentam.
  • Tipo visual; As pessoas se lembram das coisas que vêem.

Descubra qual tipo de aprendizado você assimila mais as aulas. Falarei mais sobre isso num próximo artigo.

 

5- A Melhor Hora de Aprender é AGORA!

D

Não importa sua idade! Quando falamos em aquisição de conhecimento costumo dizer que quanto mais velho mais fácil se tornar o aprendizado.

Imagina explicar para uma criança de 5 anos astécnicas de hipnose que ajudam acelerar o processo de aprendizagem?

Uma criança demora anos para ter fluência em inglês, é preciso uma estratégia diferente para despertar o interesse numa criança e uma didática peculiar.

Não digo que você saia na vantagem, pois Todas as idades tem suas vantagens e desvantagens na assimilação de um novo conteúdo, mas nem de longe sua idade vai impactar na sua capacidade de aprendizagem.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima!