MÚSICO TEMPORÁRIO DA AERONÁUTICA, VALE A PENA?

Quem está acostumado a realizar os concursos para o EAGS tem observado que as vagas de músicos vem diminuindo a cada edital.

eags 2013

eags 2015Isso é muito normal, pois as vagas são abertas conforme a necessidade de pessoal nas bandas da FAB em todo Brasil.  Haverá anos com pouquíssimas vagas e anos que abrirão vagas para quase todos os instrumentos.

Porém, a Aeronáutica vem adotando um outro modelo de processo seletivo para a contratação de graduados em várias especialidades, que é a seleção de profissionais de nível médio voluntários a prestação do serviço militar temporário.

Este modelo já existe para a contratação de oficais em várias especialidades na Força, contudo para sargentos, exclusivamente na área da música, é uma novidade.

No ano de 2014 a FAB abriu 33 vagas para músico temporário, a base aérea de Boa Vista e a de Porto Velho foram as localidades escolhidas para as vagas. E a tendência é que nos próximos anos isso se torne comum.

 

Isso é bom ou ruim?

musico duvida

Depende!

Existem vantagens e desvantagens para quem entra neste processo seletivo.

A desvantagem que eu vejo é justamente pelo fato de ser temporário, você vai ter que manter com o pé no acelerador e continuar com o ritmo de estudo para não acabar se acomodando e deixando o tempo passar.

A vantagem é que o curso de formação é muito rápido, por volta de 2 meses.

O Processo Seletivo conta com Avaliação Curricular, Avaliação Prática e Inspeção de Saúde.

Primeiramente os candidatos que forem selecionados serão incorporados como Terceiros-Sargentos e, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação para Praças (EAP), integrarão o Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCon) durante o período de um ano. Caso demonstrem interesse em permanecer na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente até, no máximo, 7 anos.

É preciso aproveitar esse tempo para estudar e passar em um concurso estável.

Para mais dicas sobre esse assunto fique ligado no blog.